top of page
Buscar

TEMA: COMO DESENVOLVER A FÉ E USÁ-LA NAS EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS DA VIDA (TEXTO: LUCAS 8)

  • Foto do escritor: Pr. Gideone Brandão
    Pr. Gideone Brandão
  • 22 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

INTRODUÇÃO

O doutor Lucas apresenta de forma muito significativa a narrativa dos acontecimentos que marcaram o início do ministério de Jesus. Foram muitos milagres, sinais, maravilhas, libertação e etc. Não se faz necessário ser bacharel em teologia ou doutor em divindade para entender que os discípulos, e quando falo de discípulos me refiro aos doze, eram as pessoas mais próximas de Jesus e que presenciaram todas aquelas experiências motivadoras da fé deles e de quem estava por perto, pois, diga-se de passagem, Jesus afluía as pessoas para perto dele onde ele chegava. Pois bem, vamos ao tema.

Um dos temas centrais de Lucas 8 é como desenvolver a fé e usá-la nas experiências diárias da vida. Na primeira parte, Jesus apresentou os fundamentos da fé, ensinando a seus discípulos que a fé vem por receber a Palavra de Deus em um coração compreensivo. Na segunda parte, os fez passar por várias "avaliações" para ver quanto haviam aprendido de fato.

Sobre a fé, o editor norte-americano H. L. Mencken, um céptico assumido, definiu fé como "uma crença ilógica na ocorrência do impossível". Mark Twain, por meio de um de seus personagens, declarou que ter fé "é acreditar naquilo que sabemos que não é verdade". Arrisco-me a dizer que o crente salvo mais leigo da nossa congregação seria capaz de avaliar que nenhum deles descreveu fé, mas sim superstição, pois a fé de um cristão possui bases sólidas. A base sólida da fé do verdadeiro Cristão tem nome: é Jesus Cristo. E o fundamento de igual forma, podemos afirmar sem medo de errar: É a Palavra de Deus.

1. ENSINAMENTO: OUVINDO A PALAVRA DE DEUS (LC 8:1-21)

Jesus estava em pleno exercício de seu ministério terreno. Contava com a ajuda de seus discípulos e algumas mulheres piedosas, além de receber algumas ofertas materiais para manutenção do seu ministério, o que era comum na época. Deus sempre usou pessoas para abençoar os líderes das igrejas com ofertas generosas. Mas esse é outro tema. Voltemos ao assunto em pauta.

O termo ouvir é usado nove vezes nesta seção. Significa muito mais que simplesmente escutar as palavras. "Ouvir" significa escutar com discernimento e receptividade espiritual. "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm 10.17). Tendo isso em mente, podemos entender as três admoestações de Jesus a seus seguidores.

a. Ouçam e recebam a Palavra (vv. 4-15).

b. Ouçam e com partilhem a Palavra (vv.16-18).

c. Ouçam a Palavra e lhe obedeçam (vv. 19-21).

Todo discípulo de Jesus precisa prestar atenção ao que ouve (Mc 4.24) e na maneira de ouvir (Lc 8.18), pois é necessário prestar contas a Deus. Quem ouve coisas erradas, ou quem ouve coisas certas com a atitude errada, será privado da verdade e das bênçãos. Quem é fiel em receber a Palavra de Deus e em compartilhá-la, Deus dará mais; quem não deixar sua luz brilhar, perderá o que tem. Ouvir a Palavra de Deus é muito sério.

2. AVALIAÇÃO: OBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS (L C 8.22-56)

Imagine comigo o seguinte: Quando Jesus terminou de contar a parábola do semeador (e aqui eu poderia citar também as demais “parábolas do reino” registradas com mais detalhes em Mateus 13.1-52), é possível que os discípulos tenham se sentido verdadeiros alunos pós-graduados, ou até mesmo mestres e doutores da Escola da Fé!

O que não perceberam (e como somos parecidos com eles!) é que antes de se tornar confiável, a fé deve ser testada. Uma coisa é aprender uma nova verdade espiritual, outra bem diferente é colocá-la em prática na vida diária. Satanás não se importa muito com o fato de aprendermos verdades bíblicas, desde que não vivamos de acordo com elas. A verdade que permanece na mente é apenas acadêmica e não chegará ao coração se não for praticada pela volição.

Veja como o Senhor Jesus Cristo, ao se deparar com quatro desafios da fé, sai vitorioso. Seu povo enfrenta os mesmos desafios hoje e também podem vencer pela fé.

a. Circunstâncias perigosas (vv. 22-25): Depois de um longo dia ensinando, Jesus estava cansado e caiu no sono dentro do barco, enquanto ele e os discípulos navegavam de Cafarnaum para a margem oposta. Mas, antes de adormecer, deu aos discípulos uma ordem que também foi uma promessa: chegar à outra margem do lago. Essa palavra deveria ter animado e fortalecido os discípulos durante a tempestade, mas sua fé ainda era pequena (vv 8.26).

b. Satanás (w . 26-39).

c. Enfermidade (vv. 40-48).

d. Morte (vv. 49-56).

CONCLUSÃO

Querido leitor, eu não sei como está a sua caminhada de fé neste momento. Você pode está no último período, já prestes a se formar na escola da fé. Ou quem sabe já terminou o curso e está em um estágio mais avançado fazendo uma especialização, um mestrado ou até mesmo um doutorado em fé. O que eu quero que você entenda é que a fé deve ser testada. Não adiante somente o conhecimento. Coloque sua fé em AÇÃO.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada. SBB, 2009.

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

BIBLÍA SAGRADA. Nova Versão Internacional: Antigo e Novo Testamentos / traduzida pela comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional – 2ª ed. com concordância. – São Paulo: Editora Vida, 2003.

WIERSBE, Warrem W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: Volume I / Werrem W. Wiersbe; traduzido por Susana E. Klassen. – Santo André, SP : Geográfica editora, 2016.

Editado e compilado por, Gideone de Sousa Brandão. Cristão, Membro da Assembleia de Deus em Timon – MA, Ministro do Evangelho – CEADEMA (serve como pastor auxiliar em Timon), casado com Esther Mayra dos Santos Araújo Brandão. Bacharel em Teologia (FAEPI), Avançado em Missiologia (CEFOMTA), Bacharel em Administração (ANHANGUERA- Uniderp), Pós Graduado em Gestão Pública (IFMA), Pós Graduando em Ciências das Religiões com Ênfase em Docência do Ensino Superior (FAEPI), Supervisor da Congregação Monte Sião e da Área 09 (AD Timon – MA), 2º Secretário da UMADEMLESTE (União de Mocidade das Assembleias de Deus do Meso-Leste), Membro da Diretoria da SEMADT (Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em Timon – MA).

Timon – MA, 22 de Maio 2020.


 
 
 

2 commentaires


Welligton Barbosa
Welligton Barbosa
22 mai 2020

Muito bom 🙌

J'aime
Pr. Gideone Brandão
Pr. Gideone Brandão
23 févr. 2021
En réponse à

Amém 🙏

J'aime

(86) 99411-7173

©2020 por Alimentando Vidas na Palavra. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page