TEMA: A IRA DE DEUS CONTRA A HUMANIDADE (ROMANOS 1.18-32)
- Pr. Gideone Brandão
- 26 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2020
INTRODUÇÃO: O apostolo Paulo apresenta um retrato da situação em que estava vivendo a sociedade em seus dias. A guisa de introdução pode-se destacar que os homens de sua época estavam mergulhados no pecado. Praticando todo tipo de impiedade e injustiça. Trocando a verdade pela mentira. Negando o verdadeiro conhecimento de Deus. Diante disso, Paulo nos leva a refletir sobre a realidade do que estamos vivendo hoje. A nossa sociedade está depravada. As corrupções na moral, na política, e na religião, revelam a que ponto nós chegamos. Somente a graça e a misericórdia de Deus para nos livrar da Sua ira que é revelada sobre a humanidade.
DOIS PONTOS IMPORTANTES SOBRE A IRA DE DEUS:
1. A ira de Deus se revela (vv.18): Ela é necessária, pois diante do contexto em que estamos vivendo, Deus através da sua ira mostra que é um Ser Moral, Ético, Justo e que não tolera o pecado. Logo a sua ira é uma repulsa contra o toda impiedade e injustiça dos homens. A bíblia diz que todos pecaram (Rm. 3.23). Nos dias de noé a humanidade se aprofundou na corrupção a ponto de Deus manifestar a sua ira enviando o dilúvio (Gn. 6 e 7). A ira de Deus é contínua. Ele está revelando dos céus a sua Ira.
2. A ira de Deus é Justa (vv.19,20): A ira de Deus é justa por causa da forma consciente como o ser humano rejeita a revelação de Deus. Deus se deixou revelar ao homem: Revelação Natural (SL. 19.1), revelação escrita (2Tm. 3.16), e da revelação de seu Filho (Jo.1.14; Hb. 1.1,2). O homem peca consciente, mas sabendo que a ira de Deus virá sobre ele (Rm. 6.23). O homem é indesculpável!
a. O homem só pode conhecer a Deus porque Este se revelou (1.19);
b. A revelação natural é suficiente para mostrar a majestade de Deus (1.20). O homem tem a verdade porque Deus se revelou na natureza.
CONCLUSÃO:
Todos os homens são indesculpáveis perante Deus porque a verdade de Deus tem-se manifestado a eles tanto na luz da consciência como no testemunho da criação (1.19,20). Os homens não poderão fazer apologia em seu próprio favor. Ninguém poderá dizer a Deus no dia do juízo: “Ah! eu não sabia que o Senhor existia, não sabia que o Senhor é criador do universo”.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada. SBB, 2009.
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
BIBLÍA SAGRADA. Nova Versão Internacional: Antigo e Novo Testamentos / traduzida pela comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional – 2ª ed. com concordância. – São Paulo: Editora Vida, 2003.
WIERSBE, Warrem W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: Volume I / Werrem W. Wiersbe; traduzido por Susana E. Klassen. – Santo André, SP : Geográfica editora, 2016.
LOPES, Hernandes dias - Romanos: o evangelho segundo Paulo / Hernandes Dias Lopes. - São Paulo, SP: Hagnos 2010. (Comentários expositivos Hagnos).

Editado e compilado por, Gideone de Sousa Brandão. Ministro do Evangelho, casado com Esther Mayra dos Santos Araújo Brandão. Bacharel em Teologia (FAEPI), Avançado em Missiologia (CEFOMTA), Bacharel em Administração (ANHANGUERA- Uniderp), Pós Graduado em Gestão Pública (IFMA) / Supervisor da área 09 / Assembleia de Deus em Timon.
Comentarios